segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Planificação Anual de Matemática - 8º ano




Escola  Secundária
 de
  Fonseca Benevides
             MATEMÁTICA -  8ºano
           Ensino Básico Regular
         2013/2014
Planificação Anual

Período Lectivo
Conteúdos Programáticos
Nº de Aulas Previstas

16/09
a
17/12

 

Isometrias.

·    Revisões de ciclo anterior ( Reflexão ,rotação, translação, simetria axial e rotacional).        
·    Translação.____________________________________________________________________
·    Propriedades das isometrias.                                                                                                        

Números Racionais
·    Representação, comparação e ordenação.                                                                                 
·    Operações, propriedades e regras operatórias.______________________________________
·    Potências de base e expoente inteiro.(incluindo a regra da potência da potência)________

Planeamento Estatístico
·    Especificação do problema.                                                                                                           
·    Recolha de dados.________________________.______________________________________
·    População e amostra____________________________________________________________

Apresentação, Avaliação e Auto-Avaliação
       
             20
4
9
7

             24
9
6
9

10
2
4
4

11

6/01
a
4/04


 Funções e Equações 
·    Equações do 1º grau a uma incógnita com denominadores.                                                     
·    Função linear e afim.____________________________________________________________
·    Sistemas de duas equações do 1º grau a duas incógnitas______________________________

Sólidos Geométricos
·    Área da superfície e volume.                                                                                                          
·    Critérios de paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos.             

Sequências e Regularidades. Equações
·    Equações literais.                                                                                                                            
·    Expressões algébricas.Operações com polinómios.                                                                 

Avaliação e Auto-Avaliação

24
6
6
8         

16
10
6

14
3
11

9

22/04
a
12/06


Sequências e Regularidades. Equações. (Continuação)
·    Operações com polinómios.                                                                                                         
·    Equações (incompletas) do 2º grau a uma incógnita._________________________________

Teorema de Pitágoras
·    Demonstração e utilização.                                                                                                            

Avaliação e Auto-Avaliação

 7
1
6

20
20
              
7



NOTA:  Esta planificação é susceptível de pequenas alterações em função do ritmo/rendimento da turma.                                           162
              Cada aula é de 45 minutos.



Critérios Específicos de Avaliação

Parâmetros  -  Instrumentos de Avaliação
Percentagem

 

Testes Escritos

Os testes serão globais ou parcialmente globais, constituídos essencialmente por questões de desenvolvimento e realizados pelo menos, duas vezes por período lectivo, tendo cada um a duração de um bloco de 90 minutos.
40%

 

Trabalhos Individuais e em Grupo

Os trabalhos podem revestir formas diversas: resolução de problemas, composições/reflexões,  relatórios, fichas, mini-fichas, trabalhos realizados em grupo/pares, fichas formativas e outros.
Obs: As fichas formativas terão uma ponderação simbólica de…………….……………….. 5%
20%

 

Atitudes – Restantes Elementos de Avaliação

Os restantes elementos de avaliação incidem sobre, empenho nas tarefas, autonomia, colaboração com os colegas, trabalhos de casa e comportamento
          Obs:  Trabalhos de casa ......................……………………………15%
          Comportamento.....................................................………………15%                    
40%






Escola  Secundária
   de
onseca Benevides
             MATEMÁTICA -  8ºano
           Ensino Básico Regular
         2013/2014




Objectivos Gerais



Valores e Atitudes:


-    Exprimir e fundamentar as suas opiniões;

-    Revelar espírito crítico, de rigor e de confiança nos seus raciocínios;

-    Abordar situações novas com interesse, espírito de iniciativa e criatividade;

-    Interessar-se por notícias e publicações relativas à matemática e a descobertas científicas e tecnológicas;

-    Apreciar o contributo da matemática para a resolução de problemas do Homem através dos tempos;

-    Elaborar e apresentar os trabalhos de forma organizada e cuidada;

-    Manifestar persistência na procura de soluções para uma situação nova;

-    Responsabilizar-se pelas suas iniciativas e tarefas;

-    Colaborar em trabalhos de grupo, partilhando saberes e responsabilidades;

-    Respeitar a opinião dos outros e aceitar as diferenças;

-    Reconhecer o contributo da matemática para a compreensão de problemas do real.



Aptidões/Capacidades/ Capacidades Transversais:

-    Utilizar a visualização, a representação e o raciocínio geométrico na análise de situações problemáticas realistas e na resolução de problemas.;

-    Concepção, aplicação e justificação de estratégias na resolução de problemas;

-    Analisar e representar situações associados a fenómenos reais utilizando o conceito de função;

-    Capacidade de recolher e organizar e interpretar dados relativos a uma situação e representá-la através  procedimentos estatísticos.

-   Comunicar conceitos, raciocínios e ideias, oralmente e por escrito, com clareza e progressivo rigor lógico;

-    Usar correctamente vocabulário específico da Matemática;



Conhecimentos:

-    Isometrias

-    Números Racionais.

-    Planeamento Estatístico.

-    Funções e Equações.

-    Sólidos Gométricos.

-    Sequências e Regularidades. Equações.

-    Teorema de Pitágoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário