sábado, 26 de julho de 2014

 HOTEL INFINITO

Um dos requisitos para se ser rececionista no Hotel Infinito é ter um conhecimento sólido sobre o INFINITO. Paulo, candidatou-se, foi entrevistado e começou a trabalhar na noite seguinte. Estava intrigado sobre o motivo pelo qual a gerência do hotel requeria que todos os seus empregados tivessem conhecimento sobre o infinito. Calculou que, dado que o hotel tinha um número infinito de quartos, não haveria qualquer problema em arranjar quarto para os novos hóspedes. Depois da sua primeira noite de serviço, sentiu-se contente por ter tais conhecimentos.

Quando o Paulo substituiu a rececionista do turno de dia, ela informou-o de que havia um número infinito de quartos ocupados. Assim que ela saiu, chegou um novo hóspede que tinha feito uma reserva e o Paulo teve que decidir qual o quarto que lhe ia dar. Pensou durante alguns momentos e depois decidiu transferir cada hóspede para o quarto com o número imediatamente seguinte ao do que ocupava, sendo assim possível tornar vago o quarto nº1. Paulo ficou contente com esta decisão mas nesse instante chegou um autocarro infinito com um número infinito de novos hóspedes. 

Como arranjar quarto para todos?



Solução

Resolveu deslocar cada hóspede para o quarto cujo número fosse o dobro do número ocupado anteriormente, portanto o hóspede do quarto 1 foi para o quarto 2, o do quarto 2 foi para o quarto 4, o do 3 para o 6 e assim por diante. Assim, ficaram vagos todos os quartos ímpares para os hóspedes que chegaram no autocarro infinito.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário