segunda-feira, 2 de março de 2015

Portugal no Século XVI: Histórias de pilotos e de sábios

OUÇA AQUI O VÍDEO DA  EXCEPCIONAL CONFERÊNCIA - HENRIQUE LEITÃO




https://www.youtube.com/watch?v=TuPnpDq0M64#t=41

Portugal no Século XVI: Histórias de pilotos e de sábios

Um dos principais contributos que a ciência portuguesa deu ao mundo foi a primeira carta magnética. No séc. XVI os pilotos das caravelas portuguesas sulcavam o oceano com as suas bússolas, sem nunca perder o norte… Os dados que recolhiam permitiram aos cientistas da época realizar a primeira carta do campo magnético terrestre. A carta estará em exposição durante a conferência, com a colaboração do Museu de Marinha.


Henrique Leitão doutorou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Cedo enveredou pela História das Ciências, em particular pelo estudo das ciências matemáticas em Portugal nos séculos XVI e XVII.

Coordenou a comissão científica responsável pela publicação das Obras Completas de Pedro Nunes e, em 2013, foi o Comissário da exposição “360º Ciência Descoberta”, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian. É membro de Academias nacionais e estrangeiras, nomeadamente a  Académie Internationale d'Histoire des Sciences e a European Society for the History of Science.
 É também o representante nacional na Division of History of Science and Technology da International Union of History and Philosophy of Science.
Foi-lhe atribuído o Prémio Pessoa 2014, em reconhecimento do seu “trabalho inovador de reconstrução histórico-científica do legado científico português e peninsular para a Modernidade

Sem comentários:

Enviar um comentário