quinta-feira, 3 de dezembro de 2015









COMEMORAÇÕES DO 75.º ANIVERSÁRIO DA SPM 




 Conferência “As Ciências Matemáticas e as Ditaduras no Século XX”, 10-12 de dezembro

Integrada nas celebrações dos 75 anos da Sociedade Portuguesa de Matemática, a conferência internacional “As Ciências Matemáticas e as Ditaduras no Século XX - A Europa Ocidental, Portugal, e as suas Conexões Atlânticas” realiza-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entre 10 e 12 de dezembro.

Este encontro pretende ser um ponto de reflexão sobre todo o contexto que envolve o desenvolvimento e a prática da matemática em regimes ditatoriais. Atendendo à situação histórica particular de Portugal nas décadas de 1930 e de 1940, participarão neste encontro internacional investigadores das ditaduras mais relevantes para Portugal nessa época, ou seja, as vigentes em Espanha, na Itália e na Alemanha, sem esquecer o caso francês durante a ocupação Nazi (1940-1944). Pela importância que assumiram na emigração dos matemáticos portugueses no pós Segunda Guerra Mundial, serão também analisados os casos do Brasil e da Argentina.

A programação completa desta conferência está disponível em http://matematicaeditaduras.spm.pt/pt/programa

As inscrições deverão ser efetuadas na página http://matematicaeditaduras.spm.pt/pt/inscricao



Lançamento do Livro de Problemas de Almada Negreiros, no dia 11 de dezembro

Expressão máxima das construções geométricas na obra de Almada Negreiros, o painel "Começar" (exposto no átrio da Fundação Calouste Gulbenkian) é fruto de várias décadas de estudos geométricos. No Livro de Problemas de Almada Negreiros, Pedro J. Freitas e Simão Palmeirim Costa descodificam alguns dos elementos matemáticos presentes em desenhos inéditos de Almada, desafiando o leitor a fazer o mesmo exercício, encarando estas obras como problemas de geometria.

Este é o 14.º título da coleção Leituras em Matemática, e será lançado no âmbito das comemorações dos 75 anos da SPM, no dia 11 de dezembro, às 16h40, no Anfiteatro da Fundação da Faculdade de Ciências da UL, Bloco C1, Piso 3. A apresentação do livro ficará a cargo de Jorge Buescu. 




Sem comentários:

Enviar um comentário