Jogos Matemáticos
Consulta o Clube de Xadrez
na página do Professor Rafel Pacheco!
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Período Lectivo
|
Conteúdos Programáticos
|
Nº de Aulas Previstas
|
1º
16/09
a
17/12
|
Isometrias.
· Revisões de ciclo
anterior ( Reflexão ,rotação, translação, simetria axial e rotacional).
· Translação.____________________________________________________________________
· Propriedades das
isometrias.
Números
Racionais
·
Representação,
comparação e ordenação.
·
Operações,
propriedades e regras operatórias.______________________________________
·
Potências
de base e expoente inteiro.(incluindo a regra da potência da
potência)________
Planeamento
Estatístico
·
Especificação
do problema.
·
Recolha
de dados.________________________.______________________________________
·
População
e amostra____________________________________________________________
Apresentação,
Avaliação e Auto-Avaliação
|
20
4
9
7
24
9
6
9
10
2
4
4
11
|
2º
6/01
a
4/04
|
Funções e
Equações
·
Equações
do 1º grau a uma incógnita com denominadores.
·
Função
linear e afim.____________________________________________________________
·
Sistemas
de duas equações do 1º grau a duas incógnitas______________________________
Sólidos Geométricos
· Área da superfície e
volume.
· Critérios de
paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos.
Sequências
e Regularidades. Equações
· Equações literais.
· Expressões
algébricas.Operações com polinómios.
Avaliação
e Auto-Avaliação
|
24
6
6
8
16
10
6
14
3
11
9
|
3º
22/04
a
12/06
|
Sequências
e Regularidades. Equações. (Continuação)
· Operações com
polinómios.
· Equações
(incompletas) do 2º grau a uma incógnita._________________________________
Teorema de Pitágoras
· Demonstração e
utilização.
Avaliação
e Auto-Avaliação
|
7
1
6
20
20
7
|
Parâmetros -
Instrumentos de Avaliação
|
Percentagem
|
Testes Escritos
Os testes serão globais ou parcialmente globais, constituídos
essencialmente por questões de desenvolvimento e realizados pelo menos, duas
vezes por período lectivo, tendo cada um a duração de um bloco de 90 minutos.
|
40%
|
Trabalhos Individuais e em Grupo
Os trabalhos podem revestir formas diversas: resolução de
problemas, composições/reflexões,
relatórios, fichas, mini-fichas, trabalhos realizados em grupo/pares,
fichas formativas e outros.
Obs: As
fichas formativas terão uma ponderação simbólica de…………….……………….. 5%
|
20%
|
Atitudes – Restantes Elementos de Avaliação
Os restantes elementos de avaliação incidem sobre, empenho nas
tarefas, autonomia, colaboração com os colegas, trabalhos de casa e
comportamento
Obs: Trabalhos de casa ......................……………………………15%
Comportamento.....................................................………………15%
|
40%
|
Escola Secundária
onseca Benevides
|
MATEMÁTICA - 8ºano
Ensino Básico Regular
2013/2014
|