sábado, 20 de setembro de 2014






O número  6 

"...O 6 foi definido por Euclides como número perfeito porque é a soma dos seus factores (6= 1+2+3). Se a isso acrescentarmos que é também o resultado do produto desses mesmos factores (6=1*2*3), encontramo-nos perante um número muito peculiar. Para os pitagóricos, o 6 representava a estabilidade e o equilíbrio...Também o associavam ao casamento e à união perfeita dos sexos, porque 6 = 3*2, onde 3 é o primeiro número masculino e 2 o primeiro número feminino.

No Talmude, o 6 agrupa frequentemente características ou propriedades, como, por exemplo: " Seis coisas caracterizam os seres humanos:três delas assemelham-nos aos anjos e três, aos animais. As três que os assemelham aos anjos, são que, tal como eles, possuem inteligência, caminham erectos e falam a língua sagrada. As três que os assemelham aos animais são que, tal como eles, comem e bebem, engravidam  e multiplicam-se e defecam."

A importância do 6 na doutrina cristã deve-se a Santo Agostinho, que o louvou da seguinte forma: " O seis é um número perfeito em si mesmo... pois Deus criou o mundo em seis dias." Apesar da opinião favorável deste Pai da Igreja, algumas seitas cristãs acreditavam que o 6 era o número do diabo, alegando que a serpente tentou Eva na sexta hora do sexto dia da criação..."

García del Cid

Sem comentários:

Enviar um comentário