Planificação Anual de Matemática - 8º ano
Planificação
Anual
Período Lectivo
|
Conteúdos Programáticos
|
Nº de Aulas Previstas
|
1º
16/09
a
17/12
|
Isometrias.
· Revisões de ciclo
anterior ( Reflexão ,rotação, translação, simetria axial e rotacional).
· Translação.____________________________________________________________________
· Propriedades das
isometrias.
Números
Racionais
·
Representação,
comparação e ordenação.
·
Operações,
propriedades e regras operatórias.______________________________________
·
Potências
de base e expoente inteiro.(incluindo a regra da potência da
potência)________
Planeamento
Estatístico
·
Especificação
do problema.
·
Recolha
de dados.________________________.______________________________________
·
População
e amostra____________________________________________________________
Apresentação,
Avaliação e Auto-Avaliação
|
20
4
9
7
24
9
6
9
10
2
4
4
11
|
2º
6/01
a
4/04
|
Funções e
Equações
·
Equações
do 1º grau a uma incógnita com denominadores.
·
Função
linear e afim.____________________________________________________________
·
Sistemas
de duas equações do 1º grau a duas incógnitas______________________________
Sólidos Geométricos
· Área da superfície e
volume.
· Critérios de
paralelismo e perpendicularidade entre planos, e entre retas e planos.
Sequências
e Regularidades. Equações
· Equações literais.
· Expressões
algébricas.Operações com polinómios.
Avaliação
e Auto-Avaliação
|
24
6
6
8
16
10
6
14
3
11
9
|
3º
22/04
a
12/06
|
Sequências
e Regularidades. Equações. (Continuação)
· Operações com
polinómios.
· Equações
(incompletas) do 2º grau a uma incógnita._________________________________
Teorema de Pitágoras
· Demonstração e
utilização.
Avaliação
e Auto-Avaliação
|
7
1
6
20
20
7
|
NOTA: Esta
planificação é susceptível de pequenas alterações em função do ritmo/rendimento
da turma. 162
Cada aula é de 45 minutos.
Critérios Específicos de
Avaliação
Parâmetros -
Instrumentos de Avaliação
|
Percentagem
|
Testes Escritos
Os testes serão globais ou parcialmente globais, constituídos
essencialmente por questões de desenvolvimento e realizados pelo menos, duas
vezes por período lectivo, tendo cada um a duração de um bloco de 90 minutos.
|
40%
|
Trabalhos Individuais e em Grupo
Os trabalhos podem revestir formas diversas: resolução de
problemas, composições/reflexões,
relatórios, fichas, mini-fichas, trabalhos realizados em grupo/pares,
fichas formativas e outros.
Obs: As
fichas formativas terão uma ponderação simbólica de…………….……………….. 5%
|
20%
|
Atitudes – Restantes Elementos de Avaliação
Os restantes elementos de avaliação incidem sobre, empenho nas
tarefas, autonomia, colaboração com os colegas, trabalhos de casa e
comportamento
Obs: Trabalhos de casa ......................……………………………15%
Comportamento.....................................................………………15%
|
40%
|
Escola Secundária
onseca Benevides
|
MATEMÁTICA - 8ºano
Ensino Básico Regular
2013/2014
|
Objectivos Gerais
Valores e Atitudes:
- Exprimir e fundamentar as
suas opiniões;
- Revelar espírito crítico, de
rigor e de confiança nos seus raciocínios;
- Abordar situações novas com
interesse, espírito de iniciativa e criatividade;
- Interessar-se por notícias e
publicações relativas à matemática e a descobertas científicas e tecnológicas;
- Apreciar o contributo da
matemática para a resolução de problemas do Homem através dos tempos;
- Elaborar e apresentar os
trabalhos de forma organizada e cuidada;
- Manifestar persistência na
procura de soluções para uma situação nova;
- Responsabilizar-se pelas suas
iniciativas e tarefas;
- Colaborar em trabalhos de
grupo, partilhando saberes e responsabilidades;
- Respeitar a opinião dos
outros e aceitar as diferenças;
- Reconhecer o contributo da
matemática para a compreensão de problemas do real.
Aptidões/Capacidades/
Capacidades Transversais:
- Utilizar a visualização, a
representação e o raciocínio geométrico na análise de situações problemáticas
realistas e na resolução de problemas.;
- Concepção, aplicação e
justificação de estratégias na resolução de problemas;
- Analisar e representar
situações associados a fenómenos reais utilizando o conceito de função;
- Capacidade de recolher e
organizar e interpretar dados relativos a uma situação e representá-la através procedimentos estatísticos.
- Comunicar conceitos, raciocínios e ideias,
oralmente e por escrito, com clareza e progressivo rigor lógico;
- Usar correctamente
vocabulário específico da Matemática;
Conhecimentos:
- Isometrias
- Números Racionais.
- Planeamento Estatístico.
- Funções e Equações.
- Sólidos Gométricos.
- Sequências e Regularidades.
Equações.
- Teorema de Pitágoras.
Sem comentários:
Enviar um comentário