esse conceito escorregadio
"... Várias civilizações antigas, como as da Babilónia, Egipto e Grécia, assim como a cultura maia, produziram documentos de carácter matemático ou astronómico que incluem símbolos indicativos do valor 0.... No antigo Egipto, por exemplo, no papiro de Boulaq 18, datado de cerca de 1700 a.C, o 0 era representado pelo símbolo nfr . Os Babilónios também se aproximaram deste subtil conceito: em tábuas com quase de 2500 anos de idade aparece o símbolo de um duplo cravo ou dupla espiga que tem o significado de "vazio", embora este não pareça ter sido pensado no sentido de "nada" ( o que se obtém, por exemplo, ao subtrair um número igual a si próprio). É por isso que num texto matemático de Susa, o escriba, não sabendo como expressar o resultado da subtracção de 20 a 20, conclui: " 20 menos 20... estás a ver".
Noutras entradas, o comentário é mais explícito: " O grão esgotou-se". Mas esta não foi a única forma pela qual os babilónios designaram este escorregadio conceito. Numa tábua datada de cerca de 700 a.C, encontrada na antiga cidade mesopotâmica de Kish, utilizava-se um símbolo com "três ganchos". Noutras tábuas usa-se apenas um "gancho", em certos casos deformado, semelhante à forma atual do 0.
Ptolomeu, no seu Almagesto, escrito por volta do ano 130, costumava utilizar o símbolo de "vazio" entre dígitos ou no final do número, não como número, mas sim como sinal de notação. Os romanos, por seu lado, não deram qualquer utilização ao 0.
Na Mesoamérica, pelo contrário, o 0 já era conhecido ainda antes da nossa era. Os maias utilizavam este conceito, como prova de um hieróglifo que remonta ao ano 36 a.C. No entanto, foi na Índia que se formalizou este valor de vazio no âmbito do seu uso matemático... Na Índia, a utilização do 0 estava tão assimilada nos costumes, que ele aparece até mesmo em poemas e textos sagrados. Por exemplo, o poeta Biharilal, na sua famosa colectânea de poemas Satsai, exalta com estas palavras uma mulher de grande beleza. "A pinta (que tem pintada) na fronte decuplica a sua beleza exatamente como o 0 decuplica um número"..."
García del Cid
Números Notáveis
Sem comentários:
Enviar um comentário